4 de novembro de 2021

12 Dicas para aumentar o engajamento no Instagram!

Número de curtidas caindo, as pessoas não estão mais comentando, ninguém responde os stories, as visualizações de todos os conteúdos estão em queda… Essas são algumas das reclamações mais frequentesquando falamos em engajamento no Instagram.

Mas será que você está fazendo o suficiente para manter a atenção das pessoas? O seu conteúdo é de fato interessante para o seu público-alvo? Você tem engajado de volta? Você pode estar cometendo erros clássicos e nem ao mesmo percebe!

Alguns casos de engajamento baixo são mais complexos de serem resolvidos, principalmente quando o passado da conta envolve uso de automações, sorteios ou conteúdo ruim. Ainda assim, algumas práticas podem auxiliar (e muito) o seu engajamento.

Lembre-se que dicas não são fórmulas mágicas: elas dependem da sua frequência, consistência e qualidade do conteúdo. Trabalhando esses pilares, será muito mais fácil notar o resultado das sugestões que separamos.

  1. CAPRICHE NO CPA (OU CTA)

Primeiro, vamos começar com a estratégia mais clássica de engajamento: a chamada para ação (CPA), que em inglês é chamada de call to action (CTA). Essa é uma técnica bem simples de chamar as pessoas da comunidade para interagirem com a publicação por meio de alguma ação: comentar, salvar, curtir, compartilhar… Mas para isso, a chamada para ação precisa ser objetiva.

É importante fazer uma pergunta pontual que gere respostas simples, ou criar uma frase no imperativo, sendo mais incisivo. De modo geral, as pessoas costumam aceitar apenas um único comando, então não adianta pedir muitas coisas.

Nas legendas, o ideal é posicionar a chamada para ação no início ou no final do texto. Nos stories ou em vídeos é importante sempre contextualizar o assunto para depois convidar o usuário a fazer algo. A CPA também pode entrar em fotos ou carrosséis, criando uma outra oportunidade de convidar o usuário para engajar.

Algumas chamadas para ação básicas que você pode usar no seu perfil:

  • Comenta aqui pra mim;
  • Compartilha esse post;
  • Salva esse conteúdo para ver depois;
  • 1, 2 ou 3: qual desses você prefere?;
  • Leia a legenda;
  • Se inscreva;
  • Use o cupom;
  • Me conta…;
  • Clica (no/na)….

DICA: para criar maior conexão com quem está lendo, use sempre o singular para conversar com o público!

  1. ABRA ESPAÇO PARA O DIÁLOGO

Para ter engajamento no Instagram, é essencial que as pessoas que te seguem se sintam parte da sua comunidade. Por isso, seu perfil precisa ser um espaço aberto ao diálogo. A comunicação deve ser sempre uma via de mão dupla, então converse com os seus seguidores e não os deixe falando sozinhos.

Use os stories para conhecer mais sobre o seu público com o box de perguntas ou com a ajuda dos de recursos de enquete e quiz, faça lives, publique vídeos respondendo questionamentos comuns sobre você feitos pelas pessoas que te seguem… Esses momentos são de extrema importância para que a sua base se sinta próxima de você, gerando uma conexão mais profunda entre criador de conteúdo e consumidor. 

  1. INTERAJA DE VOLTA

Interagir de volta é uma dica complementar a anterior, e bem simples de ser seguida. No Instagram ou em outras redes sociais, não basta “postar e sair correndo”. Pelo contrário, você deve postar e começar a interagir com as pessoas assim que os primeiros comentários chegarem. Dessa forma, sua comunidade percebe que você se importa.

Responder as mensagens diretas, perguntas nos stories e comentários faz parte da tarefa diária de todo criador de conteúdo, e essa é uma daquelas atividades que não podem entrar no ritmo da procrastinação. Se quer ter engajamento no Instagram, engaje de volta!

  1. ESCUTE SUA COMUNIDADE

Veja a sua comunidade como seu editor-chefe. São as pessoas que te seguem que irão te falar ou dar pistas do que funciona melhor para o seu perfil, do tipo de conteúdo que elas preferem, dos horários que elas mais entram, dos formatos que mais gostam… E justamente por isso é importante ficar sempre atento aos comentários.

Dessa forma, você consegue aprimorar o seu conteúdo e chegar em publicações que interessam mais a sua base, consequentemente gerando mais engajamento no Instagram. Se o assunto não é interessante o suficiente ou não foi apresentado de uma forma dinâmica, dificilmente as pessoas irão ter a atenção presa a ele.

  1. USE A LINGUAGEM DO SEU NICHO E PÚBLICO-ALVO

A maneira como você se comunica impacta diretamente no engajamento da sua base. Na Internet, a linguagem dos memes é uma das mais relevantes – aceita e reconhecida por uma grande parcela de pessoas, principalmente entre os mais jovens. Se a sua galera se encaixa nesse grupo, não deixe de dar uma brincada vez ou outra com um meme que está em alta.

Por outro lado, se a sua intenção é uma comunicação mais formal porque é desse modo que seu público-alvo se comunica, suas legendas, vídeos e stories precisam se adaptar a esse estilo.

O que importa é que você mantenha sempre uma comunicação clara e compreensível, dentro dos padrões esperados pelo seu público. Além disso, é interessante ficar de olho em expressões e palavras comuns do seu nicho, para que elas também estejam incorporadas de alguma forma nas suas publicações.

  1. TENHA PAIXÕES OU ATÉ ÓDIOS EM COMUM

O engajamento no Instagram nasce principalmente da conexão que a sua base sente com você e com o seu conteúdo. Para que isso aconteça, você e a sua galera precisam dividir paixões em comum – que muito provavelmente circundam o nicho em que você se encontra. É aquela sensação de encontrar pessoas que gostam das mesmas coisas que você, assistem as mesmas séries, escutam as mesmas músicas e possuem valores e visões de mundo semelhantes.

Em contrapartida, ter ódios em comum também é interessante. São todas aquelas coisas em que você não acredita, não vê verdade, não dá valor e que também são vistas dessa forma pela sua comunidade. Pode ser um estilo de vida, um posicionamento ou o que for.

  1. FAÇA AS PESSOAS SE SENTIREM ESPECIAIS

Engajar de volta e manter um espaço de diálogo ativo nas suas redes sociais é uma forma de fazer as pessoas que te seguem se sentirem especiais. Mas o que você pode fazer para ir além disso?

Seria interessante promover encontros online ou presenciais com a sua galera, presentear vez ou outra algum seguidor que está sempre interagindo, oferecer conteúdos exclusivos para aqueles que têm interesse, criar uma rotina em conjunto com a sua comunidade… Cada pequena ação aproxima o seguidor da conta, de modo que ele engaje mais em todas as suas publicações.

  1. MOSTRE VULNERABILIDADE

Como já falamos por aqui, engajamento no Instagram é sobre conexão. E a conexão é formada com base em vários aspectos, mas a vulnerabilidade é um dos mais importantes. Então, como ser vulnerável nas redes? Existem diversas formas de fazer isso, e não, não envolvem ficar chorando pelos cantos ou se vitimizando.

Vulnerabilidade é sobre mostrar que você também está aprendendo, compartilhar não só suas conquistas como também seus erros e fracassos. É sobre contar aquela história que dá vergonha, mas que gera conexão. Mostrar um lado seu que vai muito além da vida perfeita que muitas pessoas ficam em busca. Vulnerabilidade é a linguagem primordial da Internet. Não se esqueça disso.

  1. APOSTE NO INFOTENIMENTO

As pessoas, mais do que nunca, querem consumir informações de um jeito leve. Não à toa o infotenimento está sendo cada vez mais o segredo para compartilhar conteúdos informacionais sem que as pessoas percam o interesse.

O diferencial do infotenimento está no poder de transmitir uma mensagem com o auxílio das técnicas de entretenimento – seja ele em vídeo, foto ou áudio. Você pode mesclar a informação com histórias, dar exemplos mais palpáveis, produzir um vídeo mais dinâmico, chamar convidados que agreguem a temática e geram diálogo… Existem inúmeras formas de fazer isso. Encontre aquela que melhor funciona para o seu nicho para aumentar seu engajamento no Instagram!

  1. FIQUE POR DENTRO DOS ASSUNTOS EM ALTA

Algumas das publicações que mais geram engajamento no Instagram são aquelas que falam sobre um conteúdo quente. Basicamente, são os assuntos mais falados do momento – sejam eles do seu nicho ou não.

Fique sempre de olho nas tendências que estão rolando no mundo e filtre todas essas informações até chegar naquelas que fazem sentido ao seu conteúdo e ao seu público. As pessoas estão o tempo inteiro de olho no que está acontecendo, e quando você também se mostra atual elas se conectam ainda mais com o seu conteúdo. Para não perder nada de vista, vale baixar o Twitter e observar os assuntos do momento. A única regra é não ficar preso na sua bolha!

  1. PERCA O CONTROLE

Muitas vezes ficamos presos em um cronograma de postagens, tentando cumprir o máximo do planejamento para que tudo saia perfeito. No entanto, é importante sair dos trilhos vez ou outra. Por isso o convite: perca o controle.

Se ficar receoso de fazer isso, separe apenas uma pequena porcentagem das suas publicações para ousar. De 80% dos conteúdos mais tradicionais, por exemplo, procure fazer os outros 20% de um jeito diferente para testar novos formatos, assuntos, estilos e ideias. Dessa forma, você também mantém sua criatividade ativa e evita cair no automático.

  1. USE TODAS AS FERRAMENTAS DA PLATAFORMA

Não adianta nada seguir todas as dicas anteriores usando apenas uma única ferramenta do Instagram. O engajamento no Instagram não vai aumentar se você não aproveitar tudo que a plataforma tem a oferecer.

Para usufruir de todo o potencial do Instagram, organize seu calendário de postagens de forma que você use toda semana pelo menos uma vez todos os recursos da rede: foto no feed, carrossel, reels, stories ou vídeos. Nos stories, explore os mais variados recursos: box de perguntas, enquetes, quiz, recomendações de lojas, gifs, filtros… Existe uma infinidade de opções – não deixe de aproveitar cada uma delas!

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E então, quais dessas dicas você já colocava em prática? Me conta se você tem mais alguma dúvida quanto ao engajamento no Instagram!