4 de novembro de 2021

Pauta quente x Pauta Fria: entenda as diferenças e como usar no seu Instagram!

Todos os dias você abre o Instagram ou qualquer outra rede social e se depara com centenas de postagens. Tem gente compartilhando foto de viagem, outros mostrando a reunião com os amigos, aqueles que estão falando sobre algo que está acontecendo no mundo e uma parcela de pessoas compartilhando seus conhecimentos.

Boa parte dessas publicações se encaixam em duas grandes categorias de conteúdo, que são usadas principalmente no universo do Jornalismo para delimitar as pautas: pautas quentes e pautas frias.

Esses dois tipos de conteúdo podem ser interligados ou não, mas suas diferenças são bem claras e delimitadas. Enquanto o conteúdo quente é diretamente ligado à novidades, o frio é ancorado em conhecimento e longevidade.

Para as definições ficarem mais claras, preparamos explicações completas sobre esses dois grupos de conteúdo.

CONTEÚDO QUENTE

O noticiário, a fofoca do dia ou da semana, o meme que tá bombando, o tweet que viralizou e o mais novo famoso da vez são exemplos clássicos de pauta quente. Basicamente, são todos os assuntos mais falados do momento.

Quando o conteúdo é quente, tudo é sobre timing – saber o momento certo para postar e não deixar que a onda passe. Para aproveitar o melhor de um assunto que está em alta, é fundamental falar dele enquanto ele ainda é relevante. Caso contrário, o conteúdo perde força e impacto.

Falar sobre assuntos quentes é sempre uma boa oportunidade para se posicionar como uma pessoa atual, contextualizada. Esse é o tipo de conteúdo ideal para crescer sua base em um curto período de tempo. Afinal, você estará falando sobre uma assunto muito comentado e, consequentemente, mais pessoas irão compartilhar o que você fez para mostrarem que também estão por dentro..

Ao surfar a onda desse tipo de conteúdo nas suas redes, é importante que ele faça sentido para a sua comunicação e para o nicho em que você atua. Por isso, a abordagem feita sobre o assunto quente deve ser sempre relacionada com a sua área.

Se você é do universo do marketing digital, por exemplo, talvez não faça sentido falar sobre uma exposição nova e renomada de arquitetura que vai acontecer, mas seria interessante falar sobre as estratégias dos participantes do BBB (quando o programa ainda estava passando ou pouco tempo depois).

O assunto quente também pode ser nichado, então estar por dentro do que acontece dentro e fora da sua área deve ser uma tarefa de manutenção diária.

Também é preciso ter atenção quanto a frequência desse tipo de conteúdo. Para construir um perfil com uma comunidade sólida, é importante focar em outras publicações que reforçam e reafirmam a sua identidade.

Alguns conteúdos quentes são previsíveis, como aqueles que envolvem grandes eventos: Copa do Mundo, Rock In Rio, Coachella, BBB, Masterchef, lançamentos de novas temporadas de séries e filmes… Como são temas que já sabemos com antecedência, os conteúdos podem ser planejados inclusive com antecedência.

Algumas plataformas tendem a priorizar publicações que falam sobre pautas quentes, como é o caso do YouTube. Se você fizer uma live ou vídeo contendo as palavras-chave que envolvam o conteúdo quente da vez, seu conteúdo será distribuído para um número maior de pessoas. Como foi mencionado no início do texto, é a oportunidade perfeita para crescer.

CONTEÚDO QUENTE X POLÊMICAS

Conteúdo quente NÃO é sobre polêmicas. Ele pode, sim, envolver assuntos polêmicos, mas não se limita a isso. O assunto polêmico geralmente envolve tabus e debates que duram no tempo: pizza com ou sem ketchup, biscoito ou bolacha, nescau ou toddy… Ou então aborto, identidade de gênero, orientação sexual…

O assunto polêmico tem o poder de movimentar e paralisar pessoas, enquanto a pauta quente não necessariamente promove esse tipo de reação.

CONTEÚDO FRIO

Atemporal é a palavra que melhor define a pauta fria. Em inglês, o termo evergreen também é uma boa forma de resumir a ideia. Traduzindo de forma literal, são aquelas pautas “sempre verdes” ou frescas. O conteúdo frio é aquele que dura no tempo e agrega valor a longo prazo, já que as pessoas podem chegar até ele tempos depois da publicação e ele continua relevante.

O interessante de fazer conteúdo frio noYouTube ou em Blogs, por exemplo, é que o vídeo ou a publicação podem viralizar mesmo depois de um tempo, isso caso aquele assunto entre em alta em algum momento. Nesses casos, é importante sempre investir em palavras-chave que se relacionem com o tema para indexar bem a publicação. No Instagram, é uma das publicações mais salváveis, já que os usuários podem voltar à publicação para retomarem o conteúdo.

O conteúdo frio também pode ser derivado de uma pauta quente – basta pegar algum aspecto do que está em alta e pensar em como ele se encaixa a longo prazo. Ao falar sobre campanhas publicitárias que entram em alta por algum motivo, por exemplo, alguém da área da comunicação poderia falar sobre posicionamento de imagem, gestão de crise, branding…

Pra pensar em pautas frias, vale fazer uma lista com assuntos atemporais que envolvem o seu nicho. Assim, você vai desenvolvendo textos que cercam essas temáticas.

As vantagens desse tipo de conteúdo são inúmeras: permite que você tenha um planejamento a médio ou até a longo prazo; pode aumentar sua autoridade em um determinado nicho já que não depende de fatores externos para falar sobre o assunto; proporciona a chance de criar publicações mais densas e bem produzidas…

A produção de conteúdo ideal envolve uma mescla entre esses dois tipos de publicação, por isso nunca se prenda a apenas uma delas.

*** Agora, vamos ao resumo da ópera: o assunto quente é aquele que a sua rodinha de amigos está comentando no momento. É o clássico “cara, você viu o que aconteceu…?”. Por outro lado, a pauta fria não envolve esse calor do momento