4 de novembro de 2021

Prisma de Kapferer: o guia de branding para seu negócio

Todo mundo que abre uma empresa ou pensa em ter uma se depara sempre com um grande dilema: qual será o diferencial daquele negócio. Afinal, o que faz da sua marca algo único e insubstituível?

O caminho para chegar até essa resposta é longo, e pode ser iniciado por meio do Prisma de Kapferer. O nome é meio complicado mesmo, e por isso o apelidamos de Prisma de João Noel – o nome abrasileirado em homenagem ao criador desse conceito.

A ideia do prisma é bem simples e fácil de ser aplicada, desde que pensada com cuidado e atenção para que tudo dialogue entre si, criando uma identidade forte para o seu negócio. A intenção por trás do conceito é definir os aspectos que tornam a sua empresa algo facilmente identificável pelo público. Ou seja: quais serão as cores, ícones, posicionamentos, linguagens e símbolos que envolvem a sua marca.

Ter uma marca com um branding poderoso é fundamental para manter sua relevância no mercado e para ser reconhecido pelas características que diferenciam seu negócio. Quer ver só como funciona na prática? Quando pensamos em Nike, logo nos vem à cabeça a imagem do símbolo que representa a empresa. O mesmo acontece com a Coca-Cola, que além do logo clássico também carrega em si o vermelho. Isso se repete com diversas outras marcas já estabelecidas no mercado que souberam se posicionar.

E você não precisa ter um grande negócio para isso, não. Pelo contrário, é importante apostar nesse tipo de estratégia logo no início e com o tempo ir aperfeiçoando os detalhes.

O PRISMA DE JOÃO NOEL

(ou o Prisma de Kapferer, como preferir)

O Prisma de Kapferer, apesar de ter sido apresentado em 1991, continua sendo atual. Tanto, que é usado até hoje por empresas dos mais diferentes tamanhos para auxiliar na construção de branding.

Ele conta com seis grandes separações, sendo três delas ligadas à exteriorização da marca e outras três à interiorização, como mostra a imagem abaixo:

Essas seis facetas unidas foram a identidade da marca, que é justamente o diferencial de negócio que tanto procuramos. Então, para definir exatamente o que torna sua marca insubstituível, é importante trabalhar todos esses aspectos em conjunto.

FÍSICA

Como o nome sugere, é a imagem física da marca. Envolve desde a paleta de cores até logo, formatos, símbolos, ícones… Basicamente, todos os elementos visuais que compõem a identidade do seu negócio fazem parte da física do Prisma de Kapferer.

RELAÇÃO

Tudo o que envolve o relacionamento da marca com os clientes, como a linguagem, grau de conexão e as plataformas em que ela está presente. Também pode ser a forma como os clientes se relacionam com o produto ou serviço. Nesse caso, lembre-se que é fundamental hoje em dia criar uma marca humanizada e presente nas redes sociais.

REFLEXO

Como a marca é vista pelo observador externo e qual o cliente em potencial que ela atrai ou quer atrair. Geralmente, envolve estereótipos generalizados do público-alvo. Nessa etapa do Prisma de Kapferer é fundamental definir qual o cliente ideal para construir uma identidade que gere conexão com essas pessoas.

PERSONALIDADE

É a criação de uma identidade para a marca que irá definir como ela será identificada pelos outros. Uma empresa pode ser inovadora, saudável, criativa, ousada, alegre, séria… Essas características são transmitidas principalmente pelo uso de cores e da linguagem – indo muito além da teoria.

CULTURA

Definição dos valores e crenças da marca. Aqui, é importante pensar no propósito e na missão do negócio. Esses valores também geram conexão com o público-alvo, uma vez que as pessoas se conectam com aqueles que têm visões de mundo semelhantes.

AUTOIMAGEM

A maneira como os clientes se sentem e se veem ao comprar e usar seu produto ou serviço. É interessante fazer com que ele se sinta parte de uma comunidade. Isso pode ser trabalhado na comunicação das marcas nas redes sociais, compartilhando as sensações que seus produtos, serviços ou conteúdo causam nas pessoas.

No Prisma de Kapferer, é a definição de todos esses aspectos que definem o que a sua marca é, e também o que ela não é. Dessa forma, você delimita de forma clara quais serão os seus clientes e consegue atrair aqueles que já se identificam com o seu negócio.

O segredo é pensar, como marca, no que ela quer transmitir para o mundo. Com isso em mente, definir todos os outros aspectos se torna muito mais simples e intuitivo.

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Na hora que você estiver pensando no branding do seu negócio, anote todas essas classificações e preencha cada um dos campos do Prisma de Kapferer com carinho. Tendo esse trabalho bem feito, a construção da identidade visual da marca por parte de um designer também ficará muito mais simples e assertiva.

Durante o processo, não deixe de analisar a concorrência para entender o que já tem sido feito e em quais pontos você pode se destacar. Se quiser, pode até mesmo usar o Prisma de Kapferer para analisar seus pares e conhecer ainda mais sobre o mercado que pretende entrar. Que tal?