4 de novembro de 2021

Conteúdo compartilhável: 3 tipos de posts no instagram para aumentar o engajamento

Ter uma comunidade engajada no Instagram se tornou mais importante do que nunca, e o conteúdo compartilhável é fundamental para acelerar o crescimento do seu perfil. Esse é um tipo de post feito com muita técnica e pode ser replicado por qualquer pessoa – incluindo você, que chegou até esse texto. No entanto, é preciso saber como fazer. Então, vamos começar com uma pergunta importante:

Você já se perguntou por quais razões compartilha uma publicação no Instagram?

As motivações para o compartilhamento podem ser as mais diversas possíveis, mas todas rodeiam uma temática em comum: a sua identidade. Então, quando você quiser desenvolver um conteúdo com o propósito de gerar mais engajamento e conexão, pense: como fazer com que as pessoas se identifiquem com o que estou comunicando?

A princípio a pergunta é um pouco abstrata, então vamos aterrizar um pouco mais essa ideia. Há um tempo, o Ze Frank, que domina a arte da oratória e já deu algumas palestras no TED, comentou em um evento que as pessoas compartilham basicamente três tipos de conteúdo.

1. CONTEÚDOS QUE FALAM SOBRE ELA

Basicamente, são aquelas publicações que expressam a identidade da pessoa ou falam sobre algo que ela é e sobre a sua vivência. Esse tipo de postagem geralmente é completada até mesmo com algum comentário ou um pequeno texto que justifique o porquê daquele post estar sendo compartilhado, acrescentando uma informação mais pessoal.

Neste post do Instagram, por exemplo, o assunto que foi usado para gerar esse tipo de conexão é uma dor que muitos possuem, que é ter que ouvir o clássico “virou blogueirinha, né?”. Na legenda, um lembrete importante para quem passa por isso: fazer conteúdo para internet ou não só vai mudar O QUE as pessoas vão julgar.

A força desse conteúdo compartilhável está em fazer com que as pessoas aceitem essa identidade e se libertem do julgamento externo. Ao compartilharem o post nos stories, elas estão reforçando que sim, são “blogueiras”, se é assim que as pessoas do círculo de amizade delas querem chamar. Nos comentários, foram compartilhados diversos relatos de outros usuários relatando a mesma experiência.

2. UM RECADO PARA OS OUTROS

O segundo tipo de conteúdo compartilhável funciona como um recado, no sentido mais literal da palavra. Esse recado pode funcionar como uma indireta (positiva ou negativa) ou como uma informação que a pessoa acredita ser interessante para a sua galera.

No caso da indireta, geralmente as pessoas gostam de compartilhar uma crítica sutil ao pensamento de alguém, reforçando a identidade dela e deixando claro o que ela não é. Por outro lado, uma indireta também pode funcionar como um convite para algo.

Além disso, o recado para o outro pode vir por meio de uma publicação que promova alguma sensação: que faça os outros darem risada, se inspirarem ou refletirem, por exemplo. Mais uma vez, só é compartilhado aquilo que gera conexão. 

Agora, um exemplo desse tipo de conteúdo compartilhável: uma publicação sobre inteligência. A frase “Você não é mais inteligente só porque fala difícil” é uma indireta objetiva e clara para aqueles que usam um vocabulário complexo para parecerem cultos. O que importa, no final das contas, é que as pessoas entendam a sua mensagem – e não que elas fiquem apenas apreciando o seu léxico de palavras. A legenda também convida a comunidade a lembrar de pessoas que elas conhecem que fazem exatamente isso.

3. CRENÇAS QUE VOCÊ QUER QUE O MUNDO ACREDITE (OU NÃO)

O último tipo de conteúdo compartilhável que o Ze Frank menciona são aqueles que reforçam suas crenças, suas visões de mundo e também tudo aquilo em que você não acredita. É o tipo de publicação que reflete seus valores e seus ideais, criando um movimento diante daquele pensamento.

Para construir conteúdos que entrem nessa categoria, você pode seguir dois caminhos: reforçar uma crença sua ou quebrar a expectativa de uma crença existente.

Quer ver só como isso funcionaria na prática? Nesta publicação, a frase usada para gerar conexão foi “Você não precisa estar em 1º lugar”. As pessoas acreditam que estar no topo significa estar no melhor lugar do mundo. De fato, é bom estar em primeiro lugar. Mas ele não precisa ser o único lugar valorizado por você.

Ocupar qualquer outra posição significa que você está ainda mais disposto a ousar e com energia para melhorar cada vez mais o seu negócio, enquanto aqueles que ocupam o primeiro lugar correm o risco de ficar acomodados. De forma resumida, a proposta do post foi quebrar uma crença e propor uma nova, que gerasse mais identificação. 

E qual é o resumo da obra?

Conteúdo compartilhável = conteúdo relacionável

Conteúdo SEMPRE envolve identidade, e é justamente esse o fato que faz o conteúdo compartilhável ser publicação que gera conexão. É sobre a sua identidade, quando você publica algo originalmente, e sobre a de quem compartilha, já que o que aquela pessoa quer dizer é que ela apoia os seus ideais.

Quando compartilhamos uma publicação não racionalizamos tanto a ação, mas é exatamente essa linha de pensamento que seguimos.

Qualquer conteúdo que as pessoas compartilham é uma forma de autoafirmação. É uma maneira que encontram de dizer “eu sou isso, acredito nisso e não concordo com aquilo”.

Na hora de produzir um conteúdo que gere compartilhamento, pense: “o que o meu público gostaria de dizer para o mundo?”. Todo mundo sempre tem algo a dizer, e as pessoas nem sempre tem tempo de produzir conteúdo ou simplesmente preferem usar algo pronto. Aproveite essa oportunidade para criar exatamente o conteúdo que a sua galera quer consumir e compartilhar.

O segredo para um conteúdo compartilhável é esse, e depende unicamente de você conhecer o seu público e saber o que eles gostariam de estar comunicando.