4 de novembro de 2021

Aprenda a usar os arquétipos de marca para vender mais

Pense numa marca que você gosta muito. Já se perguntou, em algum momento, o que fez você se conectar com ela? Ainda que tente explicar de forma racional, mencionando os benefícios e a qualidade dos seus produtos, a verdadeira resposta está no seu inconsciente. Calma que eu explico. Esse é o primeiro passo para entender os arquétipos de marca e a importância deles para sua comunicação e seu negócio: nós compramos pela emoção e não pela razão.

Então, antes de tudo, tenha em mente que seus clientes se preocupam muito mais com o sentimento que sua marca oferece do que com os benefícios do seu produto. É essa a razão por trás de tantos apaixonados pela Apple, que pagam mais caro num Iphone mesmo com tantas opções mais baratas.

Essa é a prova de que as pessoas não compram um celular, elas compram status, identidade, sofisticação ou algum conceito com o qual se identificam. Será que você está despertando algum sentimento nas pessoas com a sua marca? Se não, é isso que você vai aprender a fazer agora.

Entenda o que são os arquétipos de marca

Vamos começar entendendo que um arquétipo se trata de padrões que representam um comportamento coletivo. Ou seja, traços de personalidade e valores que estão gravados no inconsciente das pessoas. O autor desse conceito é o psiquiatra Carl Yung que, a partir de então, passou a ser usado na psicologia, filosofia e, como veremos aqui, na comunicação.  

Nesse sentido, os arquétipos de marca cumprem a função de desenvolver um relacionamento emocional com seu potencial cliente. Quais sensações sua marca transmite para sua audiência? O que você oferece a ela por meio do seu produto ou serviço?

Para responder a essas perguntas, saiba que todos nós temos uma inclinação natural para um determinado arquétipo. Dessa forma, quando uma pessoa vê seu conteúdo ou marca pela primeira vez, ela só vai se conectar com você se encontrar algum elemento que seja identificável para ela. Portanto, sua missão é transmitir essa essência na sua comunicação para que seja um ponto comum entre você e sua audiência. Agora vamos conhecer cada um dos 12 arquétipos de marca.

Conheça os 12 arquétipos de marca

1.    Inocente

Nesse arquétipo temos marcas que buscam oferecer respostas simples a problemas. Algumas de suas características são simplicidade e otimismo, sempre mostrando o lado bom da vida.

Exemplos de marcas: Coca Cola, McDonald’s e Disney World

2.    Explorador

Aqui estão as marcas que promovem uma jornada de descoberta, buscando liberdade e autonomia. Se você é uma pessoa aventureira, desapegada e tem medo da conformidade, fique de olho nesse arquétipo, pois ele pode ser o seu.

Exemplos de marca: Land Rover, Jeep, Red Bull 

3.    Sábio

O sábio tem um desejo por descobrir a verdade, compartilhar conhecimento, usando sua inteligência para compreender o mundo. Esse arquétipo cabe muito bem para professores, pesquisadores, mentores, ou qualquer pessoa que valoriza a sabedoria e o campo teórico.

Exemplos de marcas: Discovery Channel, CNN e Google

4.    Fora da lei

Também conhecido como Rebelde, as marcas Fora da Lei acreditam que as regras foram feitas para serem quebradas. Pessoas que se encaixam nesse arquétipo buscam romper padrões que não se encaixam em sua visão de mundo. Elas amam a liberdade radical e temem o trivial e a falta de poder.

Exemplos de marcas: Harley-Davidson, Apple e MTV 

5.    Mago

Na visão de um mago, “tudo pode acontecer”. É assim que as marcas buscam tornar sonhos em realidade e mudar a época em que vivem, sem a necessidade de argumentos lógicos. Os magos são catalisadores de mudanças, líderes visionários, carismáticos e bons mediadores. Normalmente, essas marcas estão associadas à sensação de prazer e relaxamento.

Exemplos de marcas: Mastercard; Absolut Vodca

6.    Herói

Esse é o arquétipo de marcas ou pessoas que buscam provar seu valor por meio da coragem e luta. Nesse caso, esforço e competência são características muito valorizadas na hora de encarar qualquer desafio. Portanto, se você se identifica com esse arquétipo, deve trabalhar para que seu produto ou serviço proporcione essa sensação de encarar obstáculos e superar seus limites.

Exemplos de marcas: Nike, Gatorade, Fedex

7.    Cuidador

Generosidade e ajuda são duas palavras-chave de uma pessoa do arquétipo Cuidador, que também pode ser chamado de Prestativo. O objetivo, nesse caso, é servir ao outro com maestria sem medir esforços. Aqui cabem muito bem serviços relacionados à saúde, educação, seguros, planejamento financeiro ou qualquer nicho que tenha como objetivo o cuidado com as pessoas.

Exemplo de marcas: Johnson & Johnson, Volvo, Porto Seguro  

8.    Governante

Esse é o arquétipo do poder e controle para quem busca trazer ordem em meio ao caos. Se você valoriza estabilidade, controle, organização e disciplina, pode ser que esse arquétipo se encaixe bem para a sua marca. Alguns ramos de atividade que podem trazer traços desse personagem são logística, tecnologia, política, advocacia e segurança. 

Exemplos de marca: Microsoft; IBM; Mercedes Benz; Porto Seguro

9.    Criador

Toda e qualquer ideia será muito bem-vinda para uma pessoa do arquétipo Criador. No entanto, só isso não basta. É preciso também transformar essa ideia em ação de forma original e inovadora. Essas marcas acreditam que a criatividade dá forma à sua visão de mundo e contribui para criar algo que dure no tempo.

Esse arquétipo se encaixa muito bem nos ramos de educação, viagem, arquitetura, decoração e tudo o que envolve aptidões artisticas.

Exemplos de marca: Lego, Netflix, Disney  

10. Amante

Marcas que exploram a sedução ou desejo se enquadram perfeitamente no arquétipo do amante. Aqui há uma relação com o cliente baseada na intimidade e conquista, o que não necessariamente envolve amor ou romantismo, mas exclusividade. Pense num Spa, que deve promover uma experiência para que a pessoa se sinta única e especial. Portanto, marcas de luxo, lingerie, cosméticos, hotéis e gastronomia podem apostar em algumas nuances desse arquétipo para promover esse sentimento.

Exemplos de marca: Coco Chanel, Dior, Häagen-Dazs, L’OREAL  

11. Bobo da Corte

O nome pode soar pejorativo para muitas pessoas, mas o Bobo nada mais é do que uma marca que busca trazer alegria para o mundo. A melhor conexão com o público, nesse caso, é o humor, leveza e espontaneidade. Se você gosta de levar a vida com simplicidade e sorriso no rosto, talvez você tenha encontrado o seu arquétipo.

Exemplos de marca: M&Ms e Burger King

12. Cara Comum

O desejo das marcas do arquétipo Cara Comum é se conectar e pertencer. Quem adota essa forma de comunicação reforça constantemente o discurso “se eu consegui, você também consegue”. Aqui não há nenhum desejo de poder, vaidade ou reconhecimento, apenas em fazer parte de um grupo.

Exemplos de marca: Hering, Nivea, Gap