4 de novembro de 2021

Como aplicar o funil de vendas no seu Instagram

Todo mundo sabe que o Instagram é a ferramenta mais promissora para atrair clientes até sua marca. Mas é importante estar atento para não cometer um erro muito comum entre empreendedores nas redes sociais: ir com muita sede ao pote. Da mesma forma que você não pede uma pessoa em namoro no primeiro encontro, fazer negócios no Instagram é como um relacionamento. Existe um caminho a seguir antes de partir para um compromisso, que se chama funil de vendas.

Ele representa a jornada do cliente desde o momento em que te conhece até quando decide comprar de você. E sua função é atrair as pessoas, depois conquistar sua confiança, criar um relacionamento para, então, vender. É importante respeitar esse processo do seu futuro cliente pelo funil de vendas, especialmente porque as redes sociais são o lugar onde as pessoas estão para descontrair ou matar tempo. Então para crescer na rede e atrair gente nova, sua missão número 1 é conquistar o ativo mais valioso do século: a atenção. Esse é seu primeiro contato com seu seguidor. Agora, veja como fazer esse relacionamento dar certo. 

O topo do funil de vendas 

Essa é a fase de descoberta, quando as pessoas estão entrando em contato pela primeira vez com o seu perfil, talvez por um reels ou um conteúdo que foi compartilhado. Então da mesma forma que você conversa sobre assuntos mais superficiais quando conhece alguém, esse tipo de conteúdo deve ser simples, fácil e atrativo. 

É o que chamamos de conteúdo Rápido, Raso e Resolutivo. São aqueles posts mais  simples e fáceis de entender e que normalmente combinam informação com entretenimento. Sabendo que as pessoas entram no Instagram muitas vezes para se distrair, por que não dividir seu conhecimento de uma forma mais leve e descontraída? Quanto mais você conseguir chamar a atenção, mais chances terá de envolver a galera com sua marca.

E que tipo de conteúdo atrai novas pessoas para sua comunidade? Aquele que fala sobre algo maior que você, como cultura pop, memes, assuntos do momento, polêmicas, indiretas, tudo o que gera conexão ou reforça uma identidade. Uma ótima opção para explorar os conteúdos de topo de funil no Instagram são os reels graças às chances de alcançarem pessoas que ainda não te seguem. Aproveite as trends e os áudios que estão em alta e ofereça uma informação que gere valor e identificação ao mesmo tempo.

Meio de Funil

Agora que você já atraiu novas pessoas para o seu perfil, pode começar a aprofundar essa relação. Esses conteúdos servem para mostrar sua autoridade em determinado assunto e levar a pessoa para o meio do funil de vendas. Você pode fazer isso com carrosséis que compartilham uma informação mais complexa, ou com vídeos mais longos para desenvolver algum assunto com mais profundidade. 

Envolvimento é outra palavra chave nesta etapa do funil. Afinal, você não vende só um produto ou serviço, você vende uma visão sobre aquilo e uma identidade. Quanto mais as pessoas se conectarem com ela, mais propensas estarão de comprar de você. Acredite, as decisões de compra são mais emocionais do que racionais.

Como você faz isso? Uma das maneiras é compartilhar seu sistema de crenças, ou seja, seu posicionamento. Até mesmo grandes empresas levantam suas bandeiras sobre temas e movimentos que são importantes para a sociedade, mesmo que não tenham a ver com o que vendem. 

Outra forma muito importante de aprofundar o relacionamento com sua audiência é humanizar sua comunicação. Você pode, e deve, fazer isso compartilhando parte da sua história, seja de vitórias ou fracassos. Assim, é possível criar conexão e mostrar que você é um ser humano que também passa por dificuldades. 

Fundo de Funil

Agora sim chegou a hora de levar a relação para outro nível, quando seu seguidor pode, finalmente, se tornar seu cliente. Nesse momento, estou assumindo que você fez um bom trabalho para conquistar e criar um relacionamento com ele, validar sua autoridade e mostrar que você tem a solução para seu problema, certo?

Então já pode chamá-lo para passar o cartão com você. Vale lembrar que existem diferentes estratégias para vender um produto ou serviço que pode variar conforme seu nicho e modelo de negócios. Se você vende produto físico, por exemplo, vai precisar fazer posts de venda com mais frequência. O cuidado aqui é para não transformar seu perfil numa feira e virar um chato que só fala do seu produto. Esses são os famosos “feed vitrine”, não faça isso. O ideal é combinar seus posts de conteúdo com chamadas para compra.

Agora veja uma observação importante: o fundo de funil não significa apenas vender. Isso mesmo. Depois que você ofereceu conteúdo e conquistou mais intimidade, pode fazer sua chamada para ação (a famosa CTA, ou Call to Action) para a pessoa se inscrever num evento, baixar um e-book, assinar uma newsletter, entrar num grupo de Telegram. Ou seja: tudo o que envolve levar o pessoal para outro ambiente e/ou coletar alguma informação, como e-mail, que servirá como canal de venda para você.

Como distribuir seu conteúdo pelo funil de vendas

É importante saber que a todo momento você terá gente nova chegando no seu Instagram e outros seguidores deixando de te seguir. Portanto, você precisa distribuir seus conteúdos de topo, meio e fundo de funil de forma estratégica na sua programação.

Uma maneira prática de fazer isso é separar: 40% dos seus posts para atração (topo de funil), 40% para retenção (meio de funil) e 20% para conversão (fundo de funil). Claro que essa não é uma fórmula ou regra e você pode adaptar essa proporção como quiser.

Mas lembre-se que esse é um processo contínuo, portanto você precisa conversar o tempo todo com as pessoas que estão no topo, no meio e no fundo do funil de vendas. É assim que você atrai as pessoas, faz com que elas se envolvam com você e, por fim, comprem seu produto ou serviço.