4 de novembro de 2021

Conheça todas as ferramentas do Instagram para se comunicar com seus clientes

Existe uma dúvida muito comum entre as pessoas que começam a  divulgar seus negócios na internet: “Que tipo de conteúdo devo postar em cada ferramenta do Instagram?”. Afinal, opções não faltam e a cada dia surge uma novidade que deixa muita gente sem saber como adaptar sua linguagem para esses diferentes formatos.

Antes de tudo, você precisa saber que quanto mais explorar a plataforma, melhor serão seus resultados. Assim você diversifica sua comunicação e consegue alcançar diferentes tipos de público. Isso porque você tem pessoas muito diferentes no seu perfil com hábitos de consumo distintos. Há aqueles que preferem os posts no feed, outros que interagem mais nos stories, tem a galera que ama os vídeos no reels e os que não perdem uma live.

Portanto, se você quiser mais alcance e mais engajamento no seu perfil, aprenda a usar todas as ferramentas do Instagram para falar com seu público. Afinal, lembre-se que estamos falando de um ambiente dinâmico onde as pessoas buscam informações valiosas, inspiração e entretenimento. Se elas encontrarem tudo isso no seu perfil, maiores são as chances de passarem de seguidores para clientes. Veja como você faz isso.

O que postar no feed do Instagram

O conteúdo do feed serve para consolidar sua autoridade e seu posicionamento de marca, ou seja, seu sistema de crenças, seus valores, sua história e identidade. Essa é uma das ferramentas do Instagram mais importantes por servir como portfólio do seu trabalho. Mas cuidado para não confundir isso com o feed vitrine, aquele onde só há fotos de produtos sem vida e sem pessoas. Portanto, o desafio aqui é conciliar conteúdos que educam e inspiram sua audiência de forma a construir um caminho que leva até o seu produto ou serviço.

Então agora você vai ver algumas opções do que postar no seu feed para gerar conexão, valor e, por fim, vendas.

  • Carrosséis: esses são aqueles posts em sequência que fazem a pessoa ficar mais tempo na sua publicação. Isso é ótimo, pois indica que você está sendo relevante para sua audiência. Portanto, aproveite esse formato para compartilhar dicas e informações que ajudem as pessoas de alguma maneira.

Veja alguns exemplos: 5 formas de usar tênis sem perder a elegância; Como incluir a meditação na sua rotina; Descubra o melhor tom de cabelo para sua paleta.

Assim você pode levar sua audiência do ponto A ao ponto B e fazer com que ela enxergue cada vez mais valor em você.

  • Frase compartilhável: As pessoas adoram compartilhar conteúdos que falem sobre elas. Você pode usar isso a seu favor com frases fortes que refletem uma crença ou visão de mundo. Exemplo: “Você não é mais inteligente porque fala difícil”, “O que é óbvio para você não é para o outro”.
  • História de criação: Contar sua história é essencial para gerar conexão e humanizar sua marca. Além disso, você alimenta a necessidade das pessoas de descobrirem a origem das coisas e porque você faz o que faz. Essa é mais uma maneira de dar motivos para as pessoas se envolverem com você e, consequentemente, comprarem.
  • Polêmicas: Não tenha medo de se posicionar. Você sempre vai atrair pessoas que te amam e que te odeiam. De qualquer forma, posts polêmicos não precisam falar de política ou temas sensíveis para a sociedade. Você pode fazer isso de forma saudável, como “Doce de leite é melhor que Nutella!”. No meu caso, já postei “Foda-se a persona”. Isso divide muitas opiniões, mas é uma forma de reforçar minha crença e fortalecer minha comunidade.
  • Seus produtos: sempre digo para tomar cuidado com o feed vitrine, mas em certa medida você precisa sim mostrar seus produtos para gerar desejo por eles. Você pode fazer isso com uma foto bonita e uma chamada clara para compra ou incluí-los num post educativo.    

Stories

Aqui o objetivo não é crescer, mas criar envolvimento com sua comunidade e aprofundar a comunicação. Assim você mostra os bastidores da sua rotina com toques de pessoalidade, suas preferências, bate um papo com a galera e humaniza sua marca. É importante que você esteja presente com frequência para mostrar que existe uma pessoa por trás do perfil. Aposte em conteúdos interativos, use e abuse de enquetes interessantes e divertidas e abra caixas de perguntas com frequência.

Uma dica é criar quadros semanais com assuntos do seu nicho como se fosse a programação de um canal de TV. Você pode, por exemplo, usar um dia da semana só para abrir uma caixinha de perguntas sobre seu nicho. Outra opção é fazer enquetes interativas sobre algum assunto, criar uma sequência sobre os bastidores da sua rotina ou até mesmo abrir um espaço para perguntas pessoais como “Tudo menos trabalho”. 

Reels

Essa é a ferramenta do Instagram que proporciona mais crescimento na rede já que você consegue alcançar pessoas que ainda não te seguem. Portanto, aproveite essa estratégia para compartilhar conteúdos de topo de funil, ou seja, informações mais superficiais que atraiam a atenção das pessoas mais facilmente.

Mas tome cuidado para não cair na cilada de fazer vídeos que estão em alta e não tenham a ver com seu conteúdo e seu negócio. Portanto, lembre-se de deixar claro sobre o que se trata seu perfil para não atrair seguidores que não comprarão de você no futuro. É o que eu chamo de infotenimento: informação com entretenimento.

Veja referências na aba “ explorar ” para ter ideias de vídeos divertidos, as trends do momento e adapte o conteúdo para seu nicho. Você também pode buscar usando as hashtags do seu nicho para analisar e se inspirar nos seus concorrentes.

Live e IGTV 

Essas duas ferramentas são perfeitas na hora de mostrar sua autoridade para sua audiência. Os vídeos longos servem para aprofundar algum assunto que você domina e aumentar o nível de consciência dos seus seguidores sobre alguma questão. É o que chamamos de conteúdo meio de funil.

Mesmo que você tenha vergonha de fazer lives, saiba que elas são o ponto máximo de conexão com seu público. É assim que você identifica quão propensos as pessoas estão a fechar um negócio com você.

Collab

Essa é a última novidade do Instagram que você pode usar de forma estratégica para crescer seu perfil. Collab nada mais é do que a abreviação de “colaboração”, ou seja: quando duas pessoas se juntam em busca de um objetivo comum e ambas ganham com isso.

Além das formas convencionais de fazer isso como menções em posts ou lives com convidados, agora o Instagram disponibilizou uma nova ferramenta: os posts em Collab. Então você pode se juntar a alguém e fazer uma publicação nas duas contas simultaneamente. Assim vocês dividem o mesmo público e os mesmos resultados. Veja um exemplo disso aqui nesse post que fiz em collab com a Dani, minha esposa.

Use as ferramentas do Instagram a seu favor

Agora que você já sabe como usar tudo o que o Instagram te oferece, lembre-se de algo que sempre digo: para crescer no Instagram não basta só postar. É preciso duas coisas: conteúdo de qualidade e frequência.

Afinal, de nada adianta usar todas as ferramentas do Instagram, mas aparecer uma vez por semana. Lembre-se que essa é forma de marcar presença para criar relacionamento para que as pessoas se sintam próximas de você.