4 de novembro de 2021

Entenda o Marketing de Conteúdo e saiba por onde começar

Você já deve ter percebido que as redes sociais são a maneira mais inteligente de se conectar com potenciais clientes, certo? Mas como seus concorrentes também já sacaram o poder do Instagram para fazer negócios, talvez você olhe aquela quantidade de gente passando pelo seu feed e se pergunte: “O que me vai me diferenciar da multidão e por que as pessoas comprariam de mim?”. A resposta está no Marketing de Conteúdo.

Trata-se de uma estratégia de vendas que busca atrair pessoas para o seu negócio ou sua marca por meio de conteúdo de valor. Pense no seu comportamento como consumidor. Você gosta de ser impactado o tempo todo por anúncios de venda? Aposto que não. A mesma coisa acontece com seu cliente, que tem cada dia mais controle sobre o que deseja ler ou assistir. Seu papel nessa história é servir essas pessoas com conteúdo de qualidade para que elas se sintam atraídas pela sua marca a ponto de pedirem para comprar de você. Neste artigo você vai aprender como fazer isso.

Mas afinal, o que é Marketing de Conteúdo?

Para entender como funciona essa estratégia de vendas, imagine que você está rolando seu feed no Instagram e se depara com um post que diz: “Curso de Marketing Digital– Vagas abertas”. Se o vendedor for uma pessoa que você nunca viu na vida, ainda que você se interesse pelo assunto, qual é a chance de comprar esse produto? Imagino que quase zero. Agora se for alguém que você já conhece há um tempo, já se relacionou com boa parte de seu conteúdo gratuito e sente que já tem até certa intimidade virtual, aposto que a  possibilidade de você fazer sua inscrição é muito maior.

Portanto, Marketing de Conteúdo é uma forma de conquistar seus clientes ao invés de impor seu produto a eles. A melhor maneira de fazer isso é criar um relacionamento com seu público, gerar diálogo, confiança e compartilhar conhecimentos valiosos para que ele te veja como a solução para seus problemas. 

Portanto, cada post que você fizer no seu Instagram, por exemplo, deve ter como objetivo fornecer uma informação útil para quem te segue. Sua função é levar seu seguidor do ponto A ao ponto B de forma que desperte a consciência sobre algum problema e ofereça, em contrapartida, um caminho para solucioná-lo.

Como aplicar essa estratégia no seu negócio

Agora que você entendeu o que é Marketing de Conteúdo, vamos ver como colocar em prática na sua comunicação. Partindo da premissa de que você é a ponte entre seu cliente e seu produto, é preciso dar alguns passos para construir esse caminho:

  1. Quem é você como marca?

O primeiro ponto a considerar nesse processo é ter a clareza sobre o seu negócio e o que ele proporciona. Defina seu nicho de mercado (como confeitaria, arquitetura, macramê etc.) e como sua marca será reconhecida. Coloque no papel sua visão sobre seu nicho, o que você acredita e defende e o que seu trabalho proporciona para as pessoas.

  1. Com quem você quer falar?

Se no primeiro pilar descobrimos quem você é, aqui é a hora de definir com quem deseja falar. E isso envolve descobrir quais os desejos e problemas das pessoas, criar um relacionamento com elas e conduzi-las por um processo de compra. Você pode fazer isso por meio de pesquisas ou pelas ferramentas de interação do próprio Instagram como enquetes e caixinhas de perguntas.

  1. Defina sua linha editorial

Ela é essencial para estruturar sua estratégia de conteúdo de forma que você leve sua audiência do ponto A (quando ela não sabe sequer o que precisa) até o ponto B (quando ela decide fechar um negócio com você). Além de saber o tom da sua comunicação, defina também suas editorias (os subtemas dentro do seu assunto principal) e crie um calendário para distribuir seus posts ao longo da semana. 

Quais são as vantagens do Marketing de Conteúdo

Os benefícios do conteúdo para o seu negócio são tantos que só esse tema renderia uma aula completa. Mas podemos começar dizendo que essa é a melhor forma para você se diferenciar dos seus concorrentes.

Pense sempre em como você interage com pessoas e marcas no Instagram. Imagine que a marca A vende tênis, mas só posta fotos de produtos. Já a marca B, além dos produtos, também tem posts com dicas de styling, inspirações de looks para usar com tênis, você conhece a pessoa que está por trás da marca e sente até certa proximidade com ela. Agora responda: você prefere comprar da marca A ou B?

Portanto o Marketing de Conteúdo é a melhor forma de se diferenciar dos seus concorrentes e dar motivos para que as pessoas comprem de você. Além disso, é uma forma de gerar conexão, identificação e fidelidade entre seus clientes.