Você já deve ter percebido que as redes sociais são a maneira mais inteligente de se conectar com potenciais clientes, certo? Mas como seus concorrentes também já sacaram o poder do Instagram para fazer negócios, talvez você olhe aquela quantidade de gente passando pelo seu feed e se pergunte: “O que me vai me diferenciar da multidão e por que as pessoas comprariam de mim?”. A resposta está no Marketing de Conteúdo.
Trata-se de uma estratégia de vendas que busca atrair pessoas para o seu negócio ou sua marca por meio de conteúdo de valor. Pense no seu comportamento como consumidor. Você gosta de ser impactado o tempo todo por anúncios de venda? Aposto que não. A mesma coisa acontece com seu cliente, que tem cada dia mais controle sobre o que deseja ler ou assistir. Seu papel nessa história é servir essas pessoas com conteúdo de qualidade para que elas se sintam atraídas pela sua marca a ponto de pedirem para comprar de você. Neste artigo você vai aprender como fazer isso.
Para entender como funciona essa estratégia de vendas, imagine que você está rolando seu feed no Instagram e se depara com um post que diz: “Curso de Marketing Digital– Vagas abertas”. Se o vendedor for uma pessoa que você nunca viu na vida, ainda que você se interesse pelo assunto, qual é a chance de comprar esse produto? Imagino que quase zero. Agora se for alguém que você já conhece há um tempo, já se relacionou com boa parte de seu conteúdo gratuito e sente que já tem até certa intimidade virtual, aposto que a possibilidade de você fazer sua inscrição é muito maior.
Portanto, Marketing de Conteúdo é uma forma de conquistar seus clientes ao invés de impor seu produto a eles. A melhor maneira de fazer isso é criar um relacionamento com seu público, gerar diálogo, confiança e compartilhar conhecimentos valiosos para que ele te veja como a solução para seus problemas.
Portanto, cada post que você fizer no seu Instagram, por exemplo, deve ter como objetivo fornecer uma informação útil para quem te segue. Sua função é levar seu seguidor do ponto A ao ponto B de forma que desperte a consciência sobre algum problema e ofereça, em contrapartida, um caminho para solucioná-lo.
Agora que você entendeu o que é Marketing de Conteúdo, vamos ver como colocar em prática na sua comunicação. Partindo da premissa de que você é a ponte entre seu cliente e seu produto, é preciso dar alguns passos para construir esse caminho:
O primeiro ponto a considerar nesse processo é ter a clareza sobre o seu negócio e o que ele proporciona. Defina seu nicho de mercado (como confeitaria, arquitetura, macramê etc.) e como sua marca será reconhecida. Coloque no papel sua visão sobre seu nicho, o que você acredita e defende e o que seu trabalho proporciona para as pessoas.
Se no primeiro pilar descobrimos quem você é, aqui é a hora de definir com quem deseja falar. E isso envolve descobrir quais os desejos e problemas das pessoas, criar um relacionamento com elas e conduzi-las por um processo de compra. Você pode fazer isso por meio de pesquisas ou pelas ferramentas de interação do próprio Instagram como enquetes e caixinhas de perguntas.
Ela é essencial para estruturar sua estratégia de conteúdo de forma que você leve sua audiência do ponto A (quando ela não sabe sequer o que precisa) até o ponto B (quando ela decide fechar um negócio com você). Além de saber o tom da sua comunicação, defina também suas editorias (os subtemas dentro do seu assunto principal) e crie um calendário para distribuir seus posts ao longo da semana.
Os benefícios do conteúdo para o seu negócio são tantos que só esse tema renderia uma aula completa. Mas podemos começar dizendo que essa é a melhor forma para você se diferenciar dos seus concorrentes.
Pense sempre em como você interage com pessoas e marcas no Instagram. Imagine que a marca A vende tênis, mas só posta fotos de produtos. Já a marca B, além dos produtos, também tem posts com dicas de styling, inspirações de looks para usar com tênis, você conhece a pessoa que está por trás da marca e sente até certa proximidade com ela. Agora responda: você prefere comprar da marca A ou B?
Portanto o Marketing de Conteúdo é a melhor forma de se diferenciar dos seus concorrentes e dar motivos para que as pessoas comprem de você. Além disso, é uma forma de gerar conexão, identificação e fidelidade entre seus clientes.