4 de novembro de 2021

Por que você deveria apostar no Marketing de relacionamento para crescer o seu negócio

Você já deve saber que seu cliente é o coração do seu negócio, certo? Afinal, é ele, apenas ele, o propósito da sua empresa existir. Mas acontece que apenas vender seu produto ou serviço não basta. Na verdade, o que as pessoas esperam é uma jornada de experiência com sua marca. O nome disso é Marketing de Relacionamento.   

Mais do que gerar novas receitas, essa estratégia serve para aproximar o cliente de você e transformá-lo num advogado da sua marca. Dessa forma, quanto mais as pessoas se sentirem conectadas com você, maiores as chances de indicarem sua empresa para outras.

Portanto, lembre-se que a mesma importância de prospectar novos clientes deve ser dada em fidelizar aqueles que já estão com você. Confira agora alguns pontos chave que vão nortear essa jornada de criar um relacionamento forte e duradouro que vai muito além da venda. 

Vantagens do Marketing de relacionamento

Sabe aquela marca que você compra sempre não só pelos produtos, mas porque tem também um certo apego? E aquele restaurante que você sempre volta porque é sempre bem tratado? Essa é a sensação que você deve proporcionar às pessoas: confiança, acolhimento e proximidade. Afinal, não são esses os pontos chave de um bom relacionamento? Por que não aplicar isso ao seu negócio? 

Ao mesmo tempo em que o Marketing de relacionamento é fundamental no momento em que as pessoas escolhem sua marca, essa estratégia também serve para elas comprem de você mais de uma vez.

Dessa forma, podemos mencionar duas grandes vantagens desta aproximação entre consumidor e marca. Uma delas é aumentar o LTV (Lifetime Value). Trata-se de um indicador que mostra o tempo de vida útil de um cliente com você, ou seja, por quanto tempo eles permanecem com você após a primeira compra.

Além disso, ao conquistar um cliente de forma que ele consuma mais de uma vez seu produto ou serviço, você pode reduzir seu investimento em publicidade. Isso acontece porque quando você tem embaixadores da sua marca que indicam seu trabalho, há também um impulsionamento orgânico do seu negócio.

3 passos para criar um relacionamento com seus clientes

Agora que você entendeu do que se trata o Marketing de relacionamento e como ele é importante, veja como você pode colocar em prática.

Atendimento

Não há nada melhor do que ser bem atendido quando fazemos uma compra, certo? Dessa forma, o atendimento cumpre uma função essencial na hora de proporcionar uma experiência incrível ao seu cliente. É assim que você humaniza sua marca e começa a construir um relacionamento com base na confiança e eficácia. Dessa forma, você faz com que as pessoas se sintam acolhidas e bem tratadas durante todo o processo de aquisição do seu produto ou serviço.

Há dois tipos de atendimento que você pode aplicar no seu negócio. O reativo é aplicado quando seu cliente precisa de suporte para solucionar alguma dúvida, problema ou reportar alguma reclamação. Já o proativo, é você quem toma a iniciativa para se antecipar com relação a qualquer questão que envolva sua experiência.

De ambas as formas, lembre-se que o atendimento é uma das áreas mais importantes para garantir a satisfação e o sucesso das pessoas que te deram um voto de confiança. Se você não estava investindo o bastante nessa área da sua empresa, é melhor começar a se dedicar a isso. Afinal, não há marketing mais eficiente do que um cliente encantado.

Fidelização

Depois que você faz uma venda, qual é o próximo passo? Se você fez um bom trabalho em conquistar um novo cliente, o desafio da vez é fazer com que ele permaneça comprando de você. Existem algumas maneiras que você pode fazer isso.

Além de oferecer um produto de qualidade e uma experiência incrível, por que não investir em algumas ações para reconhecer as pessoas que já viraram clientes? Já pensou em criar um cartão fidelidade com alguma recompensa para incentivar novas compras? Além de esticar o relacionamento, essa estratégia estimula também um espírito competitivo, dando aquela sensação de que a pessoa tem um objetivo a alcançar.

Em casos de serviços ou infoprodutos, você pode aplicar essa mesma estratégia oferecendo alguma condição especial para a compra de um segundo produto. E se você trabalha com lançamento de infoprodutos, outra opção é criar um programa de indicação para bonificar aqueles que convidarem outras pessoas para seu evento.

Comunidade

Outro ponto chave no Marketing de relacionamento é a formação de uma comunidade em torno da sua marca. Lembre-se: as pessoas não querem só um produto, mas sim uma transformação e uma identidade que reforce sua visão de mundo. Isso tem a ver com o propósito da sua marca e o movimento que você lidera.

Além disso, uma das nossas necessidades humanas mais essenciais é pertencer a um grupo de pessoas com crenças e visões semelhantes. Portanto, seja firme em compartilhar sua história, crenças e valores para atrair o público que se sentirá conectado com você. Dessa forma, um negócio fechado será a consequência de um relacionamento bem construído.